Sabemos que a decoração escandinava pode ser um desafio. Afinal, por mais que seja um dos estilos mais simples, cada detalhe faz a diferença para deixar o ambiente com essa cara. Para ter tranquilidade no momento da decoração, trouxemos algumas dicas essenciais para te ajudar. Com esse passo a passo, optar por esse estilo vai parecer muito mais fácil.
1ª dica: Paleta de cores e acabamentos
Como já falamos aqui no blog, a principal característica do Escandinavo é sua simplicidade e minimalismo. Por isso, vamos começar falando de um dos pontos principais para dar essa cara: a escolha das cores.
Primeiramente, o branco e o bege são seus melhores amigos. Essas cores devem ser o principal destaque da sua decoração, juntamente com outras cores neutras dessa família, como o cinza, por exemplo. Mas para não deixar o ambiente monótono, você pode combiná-las com tons mais escuros (principalmente preto e chumbo), tons terrosos, tons coloridos pastéis e até mesmo cores vibrantes, em pontos estratégicos. O principal é manter o ambiente bem clean.
Para ajudar a visualizar essas combinações, separamos uma inspiração com uma paleta de cores que dá super certo na decoração nórdica, dá uma olhadinha:
Nos acabamentos, você pode ousar em materiais em tecido e lã, além de itens como madeira, vidro e cerâmica.
2ª dica: Cuidados com a iluminação
Quando falamos em aconchego, precisamos lembrar que a iluminação vai fazer toda a diferença. Até porque, muitas pessoas buscam seu local de refúgio e tranquilidade em locais com uma iluminação não muito forte e invasiva, mas que consegue clarear todo o ambiente.
Por isso, a iluminação natural é muito bem vinda. Para aproveitar bastante a luz do sol, os adeptos do escandinavo utilizam grandes janelas com cortinas leves e claras, que não impeçam a entrada da luz.
Se essa não é uma possibilidade, ou já quiser pensar em como iluminar durante a noite, a melhor opção são lâmpadas brancas com tons mais brandos. Você pode aproveitar lustres, pendentes e abajures em locais estratégicos, mas não esqueça de buscar pelas características do estilo desses itens também. Além disso, as paredes em tons claros e espelhos ajudarão muito na iluminação, pois refletem todo ponto de luz.
3ª dica: Objetos que não podem faltar na decoração escandinava
Depois de definir as cores, precisamos falar sobre os objetos que vão dar uma cara para o estilo Escandinavo. Reforçamos que a preferência é pela simplicidade, então tome muito cuidado com os exageros. Além disso, o aconchego também é uma das qualidades desse estilo, então os objetos também devem passar essa característica. Fizemos um checklist com alguns dos principais objetos para você não esquecer:
Se quiser começar a escolher, você já pode dar uma olhadinha na loja da Bergen, onde você encontra opções lindas para sua decoração.
4ª dica: Combinação ideal de móveis
Essa é uma das melhores partes da decoração, afinal são diversos modelos e opções de móveis que você vai poder escolher para sua casa. Opte sempre por linhas retas e formas simples, sempre seguindo a ideia do conforto e funcionalidade. Também é importante escolher a quantidade e tamanhos ideais para que sua casa fique com um espaço amplo e livre para transitar tranquilamente.
Uma das escolhas mais importantes são nos sofás, poltronas, puffes e cadeiras, afinal eles são o destaque e principais fontes de aconchego da casa. E já que falamos em cadeiras, convidamos você a conferir esse outro conteúdo com dicas infalíveis para a escolha desses elementos.
Gostou das nossas dicas? Temos certeza que você vai fazer uma decoração escandinava incrível em seu lar! Se precisar de mais dicas e inspirações, fique de olho em nosso blog e nossas redes sociais, que estão sempre cheios de novidades. Não esqueça também de dar uma passadinha na loja da Bergen, para começar a escolher seus novos itens de decoração.